Escleroterapia
Para quais casos é recomendado?
A escleroterapia é indicada para o tratamento das varizes telangiectasias, os “micro vasinhos” que surgem gradativamente nas pernas. Elas são formadas por pequenas veias que dilatadas passam a ser visíveis através da pele. Normalmente, estas veias são de coloração vermelha ou arroxeada e tem a forma de “teias de aranha”.
Como é o procedimento?
Os vasinhos são eliminados com a injeção de uma substância esclerosante, um líquido irritante, que irá “secar” a veinha e fazê-la desaparecer. A administração é realizada através de agulhas extremamente finas.
Para melhor efeito da aplicação é indispensável o uso de compressão. Meias ou ataduras devem ser mantidas por 2 a 3 horas após o procedimento.
Essa técnica é usada há várias décadas, sendo considerada o padrão ouro de tratamento das telangiectasias (veias em forma de teia de aranha) e veias reticulares (pequenas veias azuladas sem dilatação).
Nós da Clínica de Varizes utilizamos a substância etanolamina – que é potente e causa menos dor – associada à glicose em concentração de 50% - que não causa alergia – no procedimento. Assim garantimos, dentro de rígidos parâmetros de segurança, a melhor eficácia com o menor risco de complicações. Já que
O tratamento é feito com aplicação em sessões subsequentes, determinadas a partir da avaliação inicial feita pelo cirurgião vascular.
Imediatamente após as aplicações, os auxiliares da clínica realizam uma leve massagem com uma substância refrescante. Depois, auxiliam na colocação da meia elástica que deverá ser usada por no mínimo 2 horas após o procedimento.
Como é o preparo?
Não é necessário jejum ou qualquer outro tipo de preparo. O procedimento pode ser realizado no intervalo das atividades diuturnas.
Como é o pós-procedimento?
As atividades de rotina, tanto no trabalho, nas atividades esportivas, quanto em casa, podem ser normalmente continuadas.
Não há necessidade de evitar o sol após as aplicações.