Cirurgia de Varizes
Para quais casos é recomendado?
A cirurgia de varizes é indicada no tratamento de insuficiência venosa crônica. O procedimento consiste em retirar as veias de médio e grosso calibre que estão causando dificuldade no retorno de sangue das pernas para o coração.
Como é o procedimento?
A partir do exame e da ecografia vascular, é possível determinar quais veias estão insuficientes e devem ser retiradas. Elas podem ser as veias safenas, veias colaterais, veias perfurantes ou veias reticulares.
Dependendo do caso, as veias podem ser retiradas por incisões ou com o uso de pequenos ganchos – similares a agulhas de crochê.
Após o procedimento, que tem duração média de duas horas, é necessário apenas aguardar a recuperação da anestesia e a alta hospitalar é no mesmo dia.
Como é o pós-procedimento?
Você sai caminhando normalmente do hospital, só não pode dirigir por causa da anestesia. Na manhã seguinte é possível retomar suas atividades.
Em uma semana são retirados os curativos e você está liberado para qualquer exercício físico, incluindo academia. Nas mulheres, recomendamos o uso de meias elásticas por um período de 10 dias.
A cirurgia de varizes costuma ser indolor e receitamos apenas anti-inflamatórios.